Vacina contra a gripe: Campanha de 2022 começou em todo o país
O mês de abril começa com o lançamento da campanha nacional da vacinação contra a gripe. A tadicional ação do SUS para vacinar idosos, crianças, profissionais da área de saúde e alguns grupos específicos será feitas em etapas em todo o país.
A vacina da gripe aplicada neste ano já conta com a atualização necessária para dar cobertura contra a cepa H3N2 Darwin que começou a ser identificada em nosso país no início de 2022.
A versão da vacina aplicada pelo SUS é a trivalente (Tipo A: H1N1 Victoria e H3N2 Darwin e tipo B: Victoria). Esses tipos inclusos na vacina aplicada pelo SUS dão cobertura as linhagens mais comuns de gripe em nosso país.
Mas nem todos tem direito a receber a vacina da gripe pelo SUS em 2022. Aliais, grande parte da população não tem cobertura. Portanto, quem optar pela vacinação precisará pagar pela aplicação particular.
Onde conseguir a vacina para a gripe em 2022 paga?
Para quem não está nos grupos de cobertura para receber a vacina da gripe 2022 pelo SUS e pretende se vacinar para se proteger da gripe é necessário buscar centros especializados em vacinas, clínicas e farmácias.
A vacina aplicada por essas instituições privadas é um pouco diferente da vacina ofertada gratuitamente pelo SUS. Trata-se da vacina tetravalente (Tipo A: H1N1 Victoria e H3N2 Darwin e tipo B: Victoria e Yamagata).
Essa vacina tetravalente possui uma proteção “extra” para todos aqueles que recebem a dose ofertada. Porém, caso você tenha recebido a versão trivalente da vacina, não se preocupe. Segundo o imunologista Gustavo Cabral:
Em termos de saúde pública, a trivalente tem uma eficácia muito boa porque contempla as variantes mais prevalentes” (em entrevista para a revista Veja em sua versão online).
Calendário de vacinação contra a gripe 2022
O SUS e o Ministério da Saúde já definiram as datas de acordo com os grupos de prioridade. Ao todo, espera-se atender um público de cerca de 77 milhões de pessoas que serão divididas no seguinte calendário:
- Entre 4 de abril e 2 de maio: idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde;
- Entre 3 de maio e 3 de junho: crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas, pessoas com comorbidades (diabetes, por exemplo e outras doenças) e demais grupos prioritários;
Grupos prioritários que receberão a vacina contra a gripe em 2022
Além dos idosos, funcionários da saúde, crianças (entre 6 meses e 4 anos) e grávidas, outros grupos de pessoas também receberão a vacina da gripe gratuitamente pelo SUS.
Sendo assim, esses grupos que receberão a vacina da gripe do SUS:
- indígenas;
- pessoas com dificiência permanente;
- policiais;
- bombeiros;
- militares;
- trabalhadores do sistema rodoviário;
- funcionários do sistema prisional; e
- população privada de liberdade.
Portanto, lembre-se: vacinas salvam vidas!
Comente