Conecte SUS: como marcar consulta pelo aplicativo do SUS (passo a passo)
Confira, aqui, como marcar consulta pelo aplicativo e site Conecte SUS e quais serviços essa ferramenta oferece!
Há uma forma simples e rápida de marcar consulta no Sistema Único de Saúde: é só utilizar o Conecte SUS! Ele possibilita o agendamento de consultas, bem como o uso de outros serviços online.
Ainda não conhece essa ferramenta? Então, continue a leitura e confira um passo a passo de como marcar consulta pelo Conecte SUS!
O que é o Conecte SUS?
Trata-se de uma ferramenta que disponibiliza informações integradas de saúde. Na plataforma, o cidadão tem acesso a diversos serviços, como o agendamento de consultas.
Também dá para verificar o histórico clínico do cidadão, obter certificado nacional de vacinação contra covid-19 e a carteira nacional de vacinação digital. Além disso, é possível verificar resultados de exames laboratoriais de covid-19, medicamentos dispensados, entre outros serviços.
Como agendar consultas pelo Conecte SUS?
O Conecte SUS está disponível em duas versões: site e aplicativo. A seguir, apresentamos um passo a passo para usar as duas opções para agendamento de consultas. Acompanhe:
Agendamento de consultas pelo site do Conecte SUS
- Acesse o site do Conecte SUS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “continuar”;
- Digite a senha de sua conta gov.br e clique em “entrar”. Caso não tenha uma, selecione a opção de criar a senha de acesso e siga as orientações dadas na página;
- No menu principal, selecione “agendar”;
- Clique no botão de calendário, que está no canto inferior da página;
- Informe a unidade básica de saúde em que deseja realizar o agendamento, a data da consulta e finalize o serviço.
Agendamento de consultas pelo aplicativo Conecte SUS
- Baixe o aplicativo Conecte SUS na Play Store ou App Store;
- Faça o login usando sua conta gov.br, informando CPF e senha. Caso não tenha uma conta, é possível criá-la durante o acesso;
- Selecione, no menu de ações rápidas, a opção de agendamento;
- Toque no botão de calendário e selecione a Unidade Básica de Saúde e data em que deseja ser atendido;
- Finalize o agendamento.
Um detalhe importante: tanto no site como no aplicativo, existe a possibilidade de não haver unidades de saúde cadastradas em sua região de residência. Em situações assim não há como fazer o agendamento.
Neste caso, recomenda-se agendar a consulta diretamente no posto de saúde, apresentando seu cartão SUS. Caso não tenha um, dá para fazer o cartão antes do agendamento da consulta.
O que preciso ter para usar o Conecte SUS?
Recomenda-se que tenha uma conta gov.br, que é uma forma de identificação em meios digitais do governo federal. A conta comprova sua identidade e lhe dá segurança no uso de serviços digitais do governo.
Ela é gratuita e pode ser feita por qualquer cidadão brasileiro que tenha CPF regular. Além de utilizada para acesso do Conecte SUS, a conta também é pré-requisito para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usar a plataforma Meu INSS, entre outros serviços.
Há três níveis de conta gov.br e cada um deles dá acesso a diferentes serviços. O nível inicial e básico é o Bronze, com o qual é possível acessar o Conecte SUS.
O nível intermediário é o Prata, que dá acesso a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br e tem alto nível de segurança, com serviços que exigem reconhecimento facial.
O terceiro nível é o Ouro e é o que possui maior nível de segurança de todos. Ele dá acesso a qualquer serviço digital do governo, conseguindo utilizar qualquer função.
Mais uma vez, vale reforçar que somente o nível Bronze é suficiente para acessar o Conecte SUS, portanto, não se preocupe em ter um nível alto se realmente não for utilizá-lo para outros serviços.
O que mais dá para fazer no Conecte SUS?
A plataforma Conecte SUS conta com diversos serviços online que podem ser utilizados pelo cidadão. A seguir, você conhece quais são os principais:
- Emissão de certificado de vacina contra covid-19 e de carteira de vacina;
- Consulta de resultados de exames;
- Inclusão de medicamentos em lista de Farmácia Popular;
- Consulta de rede de saúde próxima, abrangendo posto de saúde, hospital, serviço de urgência, maternidade, entre outros;
- Registro de doações de sangue;
- Acesso ao programa peso saudável, com registro de informações e acompanhamento.
Comente