Início » Consultas e Procedimentos » Parto Cesárea Gratuito no SUS! – Como conseguir

Parto Cesárea Gratuito no SUS! – Como conseguir

O parto cesárea, conhecida como cesariana, é uma cirurgia realizada para o nascimento do bebê ou extração do feto por via abdominal através da realização de cortes realizados no abdômen e no útero da mulher. O Sistema Único de Saúde – SUS, oferece o procedimento gratuitamente. 

Ele possui controvérsias já que é indicado quando existem riscos para a mãe e/ou para o bebê, e no SUS o parto normal é priorizado devido aos seus benefícios. 

Se você tiver alguma dúvida sobre a cirurgia do parto cesárea, acompanhe para descobrir quem tem direito à cirurgia e como você consegue agendar!

 

Parto Cesárea pelo SUS

parto cesarea pelo sus - entenda

A aprovação e indicação de parto cesárea pelo SUS é possível, sim! A vantagem de ser realizada pelo Sistema Único de Saúde é que não será cobrado nenhum valor da pessoa, além de que, é necessário alguns requisitos para que a liberação do procedimento aconteça.

Será realizado uma avaliação por um médio de um posto de saúde, e ele analisará a condição de saúde da mulher e do bebê, assim como sua evolução, buscando tomar uma decisão que vise segurança de ambos.

É importante ressaltar que o SUS busca incentivar o parto natural, evitando o parto cesárea. A cesariana é indicada e realizada quando a mulher não tem a dilatação necessária, ou caso o bebê entre em sofrimento letal – o parto normal nesses casos é muito arriscado. 

Quais os requisitos para conseguir a cirurgia pelo SUS?

Como citado anteriormente, a cirurgia é recomendada apenas em casos arriscados, o principal objetivo do parto é trazer o bebê ao mundo de forma segura para ambos, por isso, é indispensável a avaliação médica. 

Os requisitos são, na verdade, uma avaliação de um profissional de saúde que avaliará as condições da mãe e do bebê, e os exames e resultados indicarão qual a melhor forma para acontecer um nascimento de forma segura. 

Um dos critérios e normas do SUS é que a cesariana só é indicada quando é de extrema importância, já que o parto normal é mais seguro, menos invasivo e exibem resultados melhores para a mãe e o bebê. 

⚠️ VOCÊ VAI GOSTAR DE SABER ⤵️

Silicone pelo SUS? ? [Tem como colocar de maneira gratuita?]

Como funciona a cesariana

Quando indicada, a cirurgia é realizada de acordo com a necessidade de cada caso. Porém, quando o desejo da cesariana partir da mulher, ela só poderá ser realizada quando a gestante completar as 39 semanas de gestação. 

O processo para a realização da cirurgia é sempre o mesmo: é aguardado que a anestesia comece a ter seu efeito, e então o obstetra entrará em atividade juntamente da sua equipe. O procedimento é um corte transversal de cerca de 10 centímetros na pele e nos demais tecidos que formam a região do baixo ventre. 

Por fim, o profissional realiza uma nova incisão na parede do útero para possuir acesso aos anexos necessários, como a placenta, cordão umbilical, bolsa amniótica, e em seguida, ao bebê.

O pai poderá assistir ao parto quando a cirurgia é realizada pelo SUS?

Sim! Na hora do parto a gestante costuma desejar uma pessoa de confiança ao seu lado, e o pai pode ser essa pessoa. 

O SUS está ciente da necessidade do conforto que a presença de uma pessoa de confiança passa, e existe até mesmo uma lei, a Lei do Acompanhante, a qual assegura que a gestante que entrar em trabalho de parto possa ter o pai da criança ou parceiro ao seu lado do início até o final. 

Segundo estudos, o pai presente na hora do parto fortalece laços afetivos, proporciona tranquilidade para a gestante e reduz a taxa de depressão pós parto, além de diversos outros benefícios.

É necessário ficar atento, por ser um direito, ele não pode ser negado! Caso seja, a mulher ou responsável pode entrar em contato pelo número 136 e realizar uma denúncia na Ouvidoria do Ministério da Saúde. 

Se você é gestante, realize também o acompanhamento pré natal oferecido pelo SUS gratuitamente! Ele é destinado às gestantes que não possuem condições de realizar exames e consultas particulares.

Por fim, para que tudo seja memorável e ocorra da maneira certa, garanta o seu cartão SUS – ele é necessário para você ter acesso às alternativas liberadas!

O SUS atende todos os brasileiros e o acesso aos serviços é super simples!

Comente